domingo, 18 de março de 2012



Como lidar com os funcionários para conseguir aquilo que deseja?




Para conseguir algo que deseja dos seus funcionários através da intimidação ou rispidez, é atrair para si um conjunto de problemas com consequências imprevisíveis. Sim é possível, mas por ser possível não quer dizer que seja aconselhável utilizar a autoridade (coronelismo), porque os resultados obtidos são na grande maioria das vezes indesejáveis e desastrosos.
Para obter o que você deseja, dê ás pessoas àquilo que elas querem. E o que é que as pessoas querem? Melhorar os laços familiares, saúde física, segurança financeira, crescimento espiritual, paz de espírito, uma carreira de sucesso e fama, são as necessidades básicas de todas as pessoas. Há também uma coisa  importante que todo mundo quer, que é apreciação. Ser apreciado e felicitado faz com que uma pessoa se sinta importante para alguém. Quando se sente  importante, sente-se útil e desejado, e isto dá-lhe toda uma série de razões para fazer sentidas a sua existência ou permanência no local de trabalho.
Mas como é que podemos transmitir esse sentimento de importância para alguém? Transmita-o por palavras, e atue no mesmo sentido; dê apenas livremente, de forma honesta, e de coração aberto. Tal como é, diga-o de forma frontal o quanto está agradecido por um favor ou atenção recebida, irá transformar o que recebeu num sentimento de importância na outra pessoa. Você pode não ser capaz de descrever exatamente em palavras o sentimento quando estiver na pele do beneficiário. Mas definitivamente, o que não se consegue descrever é real e inestimável.
Antecipe o sentimento de importância. Dar algum tipo de sinal para a outra pessoa que é isso que quer dela, fará com que  ela se senta importante. A apreciação pode não ser expressa necessariamente em palavras. Por vezes um sorriso e/ou uma batidinha das costas bastariam 

Será que você está ciente que o sentimento de importância, causado por elogios e por apreciação, é bom para a sua saúde, tanto a nível mental como físico? Seja você o gerente ou o trabalhador, é bom para ambos. Há estudos médicos que comprovam os efeitos causados por emoções positivas como elogios e apreciação. As doses frequentes do sentimento de importância ativam os neurônios e diferentes reações no corpo que promovem o bem-estar. Objetivamente, o sentimento de importância é o antioxidante da vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário