sexta-feira, 2 de março de 2012

     Minha primeira experiência como líder foi quando me convidaram a dar aulas de Inglês em uma escola pública. 

Se no passado tivemos a sorte de ter aprendido com um bom professor, certamente tivemos o privilégio de desenvolver desde cedo uma competência importante para os mais diversos contextos:a liderança.

Quando entrei pela primeira vez na sala de aula, fiquei um pouco insegura

Sem necessidade! 

Ao dar bom dia, minha voz soou pela sala, fazendo com que todos se calassem e prestassem atenção no que eu tinha á dizer.



Instruir seus alunos para que se tornem homens melhores no futuro é o modo pelo qual os professores/administradores podem contribuir pra um mundo melhor.
Na infância, o professor nos guia pela mão, cuidando de nossos tropeços e primeiras experiências, estimulando nossa criatividade e nossas aptidões na escola. Quando crianças, admiramos o professor porque ele é “gente grande”.
É quase um super herói, que com sabedoria sabe dizer qual é a hora de brincar e a de estudar. Ele sabe lidar com a energia irrefreável de uma turma, pois ele sabe liderar.
Naquele momento percebi que a liderança vinha da segurança em transmitir o conhecimento. Quando nos sentimos seguros do que estamos fazendo, as pessoas ao seu redor querem te seguir. Querem saber mais o que temos para acrescentar na vida deles.

Nas fases seguintes, na adolescência e juventude, já podemos identificar o professor como um exemplo de sucesso, prudência e compromisso. Ainda que diante de uma sala repleta de adolescentes rebeldes ou de estudantes desanimados, nessa turbulenta fase de transformações, um bom professor sabe conduzir sua classe, motivando, liderando e orientando seus aprendizes a um caminho de sucesso.

Foi sendo líder de muito alunos que construí a base de toda a liderança que consigo desenvolver hoje.





Um comentário:

  1. Excelente, Greisy. Você soube muito bem descrever os desafios de um líder/professor. Passei também por essa experiência, que mudou minha vida. Penso que todos deveriam passar por isso também. Beijão!

    ResponderExcluir