terça-feira, 6 de março de 2012


A mentalidade da “sobrevivência do mais apto” dará lugar à sobrevivência do mais inteligente, a uma filosofia de compreensão, cooperação, conhecimento e razão. Os verdadeiros líderes conseguirão o que desejam ajudando os outros no que eles querem.

Durante os primeiros anos da faculdade de Administração, trabalhei sendo líder de alunos em sala de aula. Logo após veio o primeiro estágio curricular.


Foi um estágio no Banco do Brasil, trabalhando no “como posso ajudar”.

Ajudando as pessoas no autoatendimento me qualificou a identificar suas qualidades, limitações, personalidades, como resolver problemas rápidos e o principal: aprendi a ter paciência com as pessoas.
Apesar de meu cargo não ser especificamente líder, eu atuava como uma, transferindo todo meu conhecimento aos que precisavam de ajuda. Ao poucos percebi que fazia diferença eu estar ali
.
Saber lidar com as pessoas é uma dádiva. Ver que cada um tem uma necessidade e que não devemos tratá-los com indiferença, é a chave para o sucesso como líder.
A era moderna tem exigido cada dia mais o entendimento do ser humano na gestão de pessoas, a motivação, o cuidado com os sentimentos, a prevenção do assédio moral. 

Muitas pessoas agem como cretinas, deixando de oferecer aos outros a flexibilidade de que precisam para aprender e e ter um melhor desempenho. Os líderes realmente “legais” fazem o que for necessário para ajudar as pessoas a terem êxito, de forma que possam tomar as próprias decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário