segunda-feira, 12 de março de 2012




Fim de Semana, hora de  descansar!

A única coisa que talvez nós tenhamos menos do que dinheiro é tempo para fazer as coisas. Gerenciar melhor o seu tempo é gerenciar melhor a sua energia. Cancele compromissos que não levam o lugar algum, diminua a sua participação em reuniões sem propósito, delegue tarefas. Concentre a sua energia somente naquilo que realmente vai ajudá-lo a crescer. Quanto mais energia você tiver, mais rápido você vai fazer as coisas.
As pessoas vão seguir apenas aqueles que possuem o dom da palavra, da energia, da Ética e da Integridade. Não seja uma pessoa na segunda-feira e outra completamente diferente na quarta-feira. Não mude de opinião tão facilmente, seja consistente e frequente em suas ações.
Se você não descansar, você será menos efetivo como gerente. Você será menos tolerante, menos paciente. Você precisa de tempo para descansar e recarregar as baterias.

Algumas  pessoas trabalham tanto, que tem como único descanso a tela do computador. Pois acredito justamente no contrário, final de semana pra valer só acontecem quando conseguimos nos desligar, desconectar. Mudar de preocupação faz tão bem quanto tirar folga. De nada adianta viajar e ter que resolver problemas à distância via internet ou celular. Só troca o cenário, o corpo sai, mas a cabeça fica.

Um argumento muito utilizado é que nos falta tempo livre. Somando sábados, domingos e feriados, temos 110 dias sem trabalhar por ano, ou seja, 30% do ano. Praticamente um dia de descanso para cada dois dias de trabalho. Nesta conta não estão incluídas as férias, que se adicionadas, atingirão a cifra de 40% do ano sem trabalhar. Será que está faltando tempo mesmo ou nós é que não sabemos mais como desacelerar, jogar conversa fora, desfrutar um final de tarde?

Dias de descanso ideais são aqueles em que as fronteiras entre trabalho, lazer e prazer praticamente inexistem. Trabalhar deixa de ser um fardo e não importa que algumas tarefas sejam levadas para casa. É até saudável, desde que a contrapartida seja trazer na volta um pouco do espírito dos dias de descanso para o dia- a- dia do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário