CONFLITOS NA EMPRESA?
Basicamente
todos sabemos o que é um conflito. A dificuldade surge quando temos de o
definir.
Efetuando como que uma tradução a letra da
definição encontrada no livro "Management", podemos definir o
conflito como sendo:
"A oposição que surge
quando existe um desacordo dentro ou entre indivíduos, equipes, departamentos
ou organizações"
Imaginar uma empresa sem conflitos é uma ilusão,
pois a organização é formada por pessoas e essas, por sua vez, possuem valores,
pensamentos e formações que as tornam diferentes. No entanto, se não é possível
viver sem conflito, as organizações precisam saber administrá-lo e resolvê-lo,
caso contrário o espírito de equipe e de cooperação pode ser comprometido
seriamente.
Há duas visões para avaliação do processo de conflito,
segundo Bacal (2004), a boa e a ruim.
A visão negativa sugere que conflito pode provocar reações
distintas no âmbito das organizações. Ela diz respeito à noção de que as
organizações são criadas para atingir objetivos e metas, com perfeita definição sobre tarefas,
responsabilidades, autoridade e outras funções e que, nesta formação, poderão
surgir processos de conflito.
A visão positiva, diz respeito ao aspecto questionador dos
processos de conflito, como forma de estímulo aos membros da organização para
incrementar seus conhecimentos e habilidades, bem como contribuir para processos inovadores
dentro de suas organizações.
Os conflitos são construtivos quando melhoram a qualidade
das decisões, estimulam a criatividade e inovação e encorajam interesses e a
curiosidade entre membros de equipes, fornecem meios pelos quais os problemas
podem ser manifestados, diminuindo tensões, e fomentam um ambiente de
auto-avaliação e mudança.
Você pode ser um ótimo profissional, tecnicamente falando, mas se não cuidar de gerenciar seus conflitos no trabalho de forma correta, pode por uma bela carreira a perder. Às vezes é mais fácil trocar de emprego e fugir dessa situação, mas pense bem, pois onde você for, como profissional, terá que lidar com conflitos de todos os tipos.
Não seria, portanto, mais sensato tentar enfrentar a situação na atual empresa?
Fazer disso uma guerra não é bom nem para a carreira e saúde dos envolvidos, tanto quanto não é para o futuro dos negócios da empresa que você representa. Agora, que tal refletir nesses conselhos antes de tomar uma atitude mais drástica de que possa vir a se arrepender depois?
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